
quem somos
Uma liga pode agir de diversas formas, como através de palestras, workshops, incubação de startups, fomento à pesquisa, grupos de estudos, eventos, cursos de capacitação e rodadas de discussão e de negócios.
A Liga de Petróleo da UFRJ é um movimento, aberta principalmente a alunos do curso de graduação em engenharia de petróleo, engenharia naval e geologia além de todos que queiram discutir sobre os temas que serão abordados.
Diretoria da Presidência

Thiago de Oliveira
Presidente
Acadêmico de Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui formação complementar em cursos diversos, incluindo, Natural Gas, pela University at Buffalo e The State University of New York; Oil and Gas Industry Operations and Markets, pela Duke University; Energy Transition: Innovation Towards a Low-Carbon Future, pela IFP School, e dentre outros.
Em 2017, recebeu menção honrosa no debate “Bull x Bear”, durante a International Youth Convention on Commerce and Economics (IYCCE), na Índia.
No mesmo ano, garantiu medalhas de ouro regional e nacional, na Olimpíada Internacional Mathématiques sans Frontières.
Em 2018, junto à sua equipe, foi finalista na Amostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Possui inglês avançado e proficiência em francês, através do DELF, no nível B1.

Mariane Lannes
Gerente de Qualidade
Acadêmica de Engenharia Naval e Oceânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Comunicativa e com aptidão para escrita, já cursou Letras Literaturas também na UFRJ.
Trabalha como professora particular de reforço há 14 anos, onde desenvolveu sua própria metodologia.
Possui curso de Atendente Comercial pelo SENAI, onde aperfeiçoou suas habilidades em processos de vendas e gestão.
Na liga de petróleo da UFRJ atua como GERENTE DE QUALIDADE, cargo esse que planeja e desenvolve índices de satisfação com o intuito de elevar resultados em todos os aspectos da liga.

Pedro Lima
Gerente de Relações Institucionais
Acadêmico de Engenharia Naval na UFRJ. Tem formação de Business English na British Council que, é uma instituição pública do Reino Unido e em Running Pipe in Oil and Gas Wells na Tenaris University. Teve a oportunidade de fazer um intercâmbio na Irlanda em 2019. Possui experiência em tratamento de óleo e gás há 6 anos, participando duas vezes da maior feira de engenharia do Brasil e, posteriormente sendo estagiário do LACES Group na UFRJ. Atualmente atua como Gerente de Relações Internacionais da LIGPETRO e tem o curso de preparação para pré-vestibular.
Diretoria de Projetos

Rodrigo Monroe
Diretor de Parceiras
Acadêmico de Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como membro do Núcleo de Análises de Alimentos e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular da UFRJ, atua de forma multidisciplinar no segmento de bioprocessos industriais e alimentos funcionais. Em favor do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, participa da Liga de Petróleo e da Liga de Investimentos da Escola de Química, ambas partes da UFRJ. Na Liga de Petróleo, é um dos responsáveis pelo êxito das parcerias, que são essenciais para o fortalecimento de um ambiente acadêmico integrado à sociedade. A atividade se completa com a participação no projeto interno de incubação de startups capazes de transformar o empreendedorismo universitário.

Ana Carolina Camargo
Gerente de Expansão
Graduanda em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apaixonada por resolução de problemas, softwares de engenharia e programação.
Foi membro fundador e atuou como Gerente de Projetos na Liga Naval, onde buscava realizar minicursos, palestras e visitas técnicas, agregando dessa forma conhecimento aos estudantes. Além disso, fez iniciação científica no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), onde participou de pesquisas experimentais que buscavam reduzir o risco de acidente em aviões, além de realizar modelagens computacionais.
Ingressou novamente em outra liga universitária, a Liga de Petróleo (LIGPETRO), pois tem grande interesse no setor de óleo e gás, atuando como gestora de orçamento e conformidade, e assumindo em seguida a Vice-presidência de Projetos, realizando importantes projetos de integração entre faculdades, e uma semana online de palestras que atingiu pessoas do país inteiro interessadas em palestras e minicursos no setor. Com seu grande interesse em empreender e fundar uma empresa, ainda na Liga de Petróleo, fundou a EcoProject, uma startup de projetos de engenharia.
Atuou como estagiaria de Engenharia e Operação Técnica na VALE, onde teve a oportunidade de aprender mais sobre a área Naval, entendendo o mercado como um todo, ajudando na melhoria dos projetos dos navios da empresa, oportunidade essa que a fez vislumbrar a criação da EcoProject.

Thayane Almeida
Gerente de Projetos

Letícia Moraes
Gerente de Expansão
Cursando Engenharia Naval e Oceânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Admiradora da ideia de um mundo mais sustentável sócio e economicamente e apaixonada por energias renováveis. Atua na Liga de Petróleo como gerente de expansão e na Liga Naval como consultora do projeto de Mentoria, o PROMENAV. Na LigPetro é responsável por pesquisar inovações sobre a descarbonização de embarcações e na Liga Naval é incumbida de acompanhar a mentoria entre profissionais navais e seus respectivos mentorados.

Thatianne Araujo
Gerente de Projetos
Acadêmica de Engenharia de Petróleo pela UFRJ com experiência na área de biotecnologia. Já fez iniciação científica no Laboratório de Flavor e Análises Cromatográficas – LAF. Atuou como auxiliar na organização do CBCTA. Atualmente concilia sua atividade de Gerente de Projetos na LIGPETRO com aulas de inglês.

Alexya Santos
Gerente de Eventos e Ações
Me chamo Alexya Mayara Paulo dos Santos, tenho 21 anos, estou fazendo graduação em Engenharia Elétrica na UFRJ e atualmente sou Gerente de eventos e ações da LIGPETRO, porém a minha trajetória não se iniciou somente agora, aos meus 18 anos trabalhei dando aulas de dança num projeto, onde tive a oportunidade de estar atuando diretamente com o público, com isso tive um aprimoramento em trabalho em grupo e com o público, aos meus 19 anos fiz um curso de Elétrica, no qual abriu os meus olhos pra esse universo da Engenharia, e logo tive a certeza em que adoraria cursar Engenharia Elétrica, e hoje sou uma aluna da UFRJ e que faz o tão sonhado curso que queria.

Larissa Santanna
Gerente de Eventos e Ações
Acadêmica em Engenharia de Bioprocessos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como aprendiz na empresa Unilever Brasil e estuda Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdo.
Em 2012 entrei para o Curso de Metrologia num convênio entre o INMETRO e o Colégio Círculo Operário, me formando em 2015. Atualmente curso o segundo período de Nanotecnologia pela UFRJ no polo de Caxias.
Diretoria Administrativa Financeira

Miguel Francesco
Diretor Administrativo-Financeiro
Acadêmico de Engenharia Mecânica na UFRJ. Especializado em Pacote Office, linguagens de programação e softwares atuais de engenharia, tendo participação em projeto de Machine Learning.

João Vidal
Gerente de Parcerias
Sempre tive vontade de fazer engenharia desde pequeno por causa do meu avô, que foi um grande nome na indústria de óleo e gás, e escolhi a engenharia ambiental porque surfo desde pequeno e sempre me interessei muito pela natureza. Acho que cada vez mais a engenharia ambiental pode ajudar no cenário de óleo e gás e de energia renovável, por isso entrar na LIGPETRO é muito importante para eu ingressar no meio profissional dessas áreas.

Pedro Raison
Gerente de Orçamentos
Acadêmico de Engenharia de Petróleo pela UFRJ e formado pelo Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Atua como Gerente de Orçamentos na LigPetro, onde lida com o fluxo de caixa da liga. É fluente em inglês e possui espanhol e francês intermediário (B2).

Bruno Vaz
Gerente de Conformidade
Acadêmico de Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou o ensino médio integrado ao curso técnico de Pesca pelo IFES, desenvolvendo habilidades em navegação, conhecimentos sobre assoalhos oceânicos e biologia marinha, e também princípios básicos para mecânica naval. Atuou com monitor de física também pelo IFES, além de atuar como voluntário em projetos de organismo aquáticos na mesma instituição.

Pedro Franco
Gerente de Parcerias
Acadêmico em Engenharia de Petróleo. Desde sempre fui apaixonado pela área energética mundial, especialmente pela indústria do petróleo e gás. Muito dedicado, fluente em inglês e experiência internacional, tendo estudado 2 anos fora do país. Ocupa o cargo de Gerente de Parcerias na Liga de Petróleo da UFRJ.
Diretoria de Marketing

Maria Luisa Prata
Diretora de Marketing
Acadêmica em Engenharia Naval e Oceânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Pedro II, campus Humaitá. Foi Diretora Acadêmica da Confraria dos Acadêmicos da Naval (CANa) e Represente Discente do ciclo básico da Engenharia nas Congregações da Escola Politécnica. Atualmente, é Diretora do Departamento de Marketing da Liga de Petróleo da UFRJ e Gerente de Comunicação do projeto de extensão Minerv@s Digitais. É fluente em inglês e possui conhecimento intermediário do francês.

Fernando de Abreu
Gerente de Criação
Graduando Engenharia Elétrica na UFRJ, estudou Técnico em Eletrônica no CEFET/RJ, onde pôde participar de inúmeras competições de robótica, tanto interna quanto externamente. Participou de eventos como SAE Brasil em competição de Drone em Minas Gerais. Participou por 3 anos de olimpíadas como OBR, montando robô seguidor de linha/resgate utilizando computação visual.

Vitória Lopes
Gerente de Mídias Sociais
Acadêmica do quinto período de Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na Liga de Petróleo da UFRJ, atua como Gerente de Qualidade, função que tem o intuito de trazer os melhores resultados com a equipe.